Post Thumb

DE PLANETA IRMÃO DA TERRA AOS 450 °C DE TEMPERATURA NA SUPERFÍCIE: A Evolução do clima de vênus

 

Um dos vizinhos da Terra no sistema solar, Vênus é conhecido popularmente por suas temperaturas atingirem valores exorbitantes. Isso ocorre porque seu clima, assim como o da Terra e de outros planetas com atmosfera, é altamente influenciado por seu efeito estufa.

Qualquer um que esteja familiarizado com a importância do efeito estufa sabe que, se considerarmos apenas a distância que a Terra se encontra do Sol, a temperatura média da superfície no nosso planeta era para ser -18 °C. Em vez disso, vivemos em um planeta onde a média climática global é de 15 °C. Esses 33 °C de diferença só existem pela influência da radiação infravermelha (ondas eletromagnéticas na faixa do calor sensível) e sua contenção pela atmosfera (efeito estufa). Em Marte, onde a atmosfera é menos espessa, há pouca ação do efeito estufa, o que leva sua média de temperatura para gélidos -55 °C.

Portanto, é o efeito estufa que acalenta a atmosfera próxima à superfície dos planetas. Sem este efeito, várias regiões da Terra seriam praticamente desprovidas de vida por suas baixas temperaturas. Contudo, a situação em Vênus é muito mais extrema do que é observado na Terra, e fornece uma ideia do poder de gases como o dióxido de carbono (CO2) para aquecer um mundo.

O tamanho e a gravidade de Vênus são muito semelhantes aos da Terra. Para se ter uma ideia, o nosso planeta possui uma aceleração da produzida pela atração da gravidade de de 9,81 m/s² na superfície, enquanto a aceleração da gravidade de Vênus é de 8,87 m/s². Porém, na composição atmosférica, o planeta gêmeo da Terra tem uma concentração muito superior de CO2 do que sua irmã Terra. Em comparação, as atmosferas possuem, respectivamente, 96% e 0,04% de sua composição total pelo gás CO2.

Atualmente, não há uma explicação que seja consenso na comunidade científica para justificar o aumento da concentração drástica do gás carbônico em Vênus, ainda que o processo provavelmente tenha levado de milhões a bilhões de anos para chegar nos níveis atualmente observados. Porém, há indícios que o planeta foi habitável e sem temperaturas tão altas em seu passado. Vênus deve servir como exemplo do poder que os gases do efeito estufa têm no clima de um planeta como o nosso, sendo assim um alerta dos altos níveis de emissão e aumento da concentração de CO2 que a humanidade registra nos últimos séculos.

 

 

Como referenciar este conteúdo:

BRAZ, Laura H. T. A atmosfera de outros planetas: efeito estufa em Vênus. Jovem Explorador, 23 ago. 2023. Disponível em: . 

 

 

Fontes consultadas:  

BERTOLDO, Victória. Planeta Vênus e as semelhanças com a Terra. Espaço do Conhecimento – UFMG, 6 dez. 2022. Disponível em: . Acesso em: 23 ago. 2023.

 

HALL, Shannon. Model Suggests Toxic Transformation on Venus. Scientific American, 1 ago. 2020. Disponível em: . Acesso em: 31 jul. 2023.

 

NOBRE, Carlos A.; REID, Julia; VEIGA, Ana Paula Soares. Fundamentos científicos das mudanças climáticas. Rede Clima/INPE. São José dos Campos, 2012. Disponível em: . Acesso em: 23 ago. 2023.