Post Thumb

VOCÊ CONHECE O EFEITO FEEDBACK? E VOCÊ SABE COMO ELE AFETA O CLIMA DA TERRA? 

 

O efeito feedback pode ser definido, dentro das Ciências Atmosféricas, como a resposta positiva (ou seja, intensificadora) ou negativa (redutora) de um processo climático em andamento. O feedback também é conhecido como retroalimentação, justamente por seu mecanismo se tratar da consequência como ampliadora ou neutralizadora do fenômeno inicial.

Para compreender completamente o significado do feedback nas mudanças climáticas que são discutidas na atualidade, a melhor forma é através de exemplos conhecidos.  Dentro do sistema superfície-oceano-atmosfera, o vapor d’água e o ciclo do carbono fazem parte de uma realimentação contínua.

Há o consenso científico de que, com a liberação de altos índices de gases do efeito estufa pelos humanos, incuindo o famoso dióxido de carbono (CO2), o acúmulo de tais substâncias na atmosfera causa um aumento generalizado na temperatura da atmosfera e das outras partes do planeta. Nisso, a superfície sofre um aquecimento simultâneo, e, portanto, há mais evaporação de vapor d’água, o qual fica retido no ar. Esse H2O retém o calor da atmosfera melhor do que os outros gases, aquecendo mais rápido o planeta, em um feedback positivo. E sim, o vapor d'água atmosférico também é um gás de efeito estufa. Na verdade, é um gás muito eficiente em reter o calor.

Por outro lado, são também observados efeitos que compensam o aquecimento global, resfriando a Terra. Um dos principais é o de grandes florestas, onde a extensão de vida vegetal permite a absorção de gás carbônico da atmosfera durante o processo de fotossíntese. Com mais CO2, há recursos abundantes para desenvolvimento de mais plantas, que absorvem esse gás e resfriam a temperatura. Este é o exemplo de um feedback negativo.

 

Esquema de feedback positivo X Esquema de feedback negativo           

 

Com os dois tipos de respostas aos efeitos da mudança climática, o efeito feedback se apresenta como um catalisador ou enfraquecedor do aquecimento global, dependendo da condição analisada.

 

 

Como referenciar este conteúdo:  

BRAZ, Laura H. T. O efeito feedback no clima. Jovem Explorador, 29 set. 2022. Disponível em: . 

 

 

Fontes consultadas:  

Aquecimento global sem precedentes tem clara influência humana, diz ONU. ONU News, 9 ago. 2021. Disponível em: . Acesso em: 23 de set. 2022.

CARLOS BALDICERO MOLION, Luiz. AQUECIMENTO GLOBAL: UMA VISÃO CRÍTICA. Revista Brasileira de Climatologia, [S.l.], v. 3, ago. 2008. ISSN 2237-8642. Disponível em: . Acesso em: 28 set. 2022. doi:http://dx.doi.org/10.5380/abclima.v3i0.25404.

COOK, John. Explicando como o vapor d'água atua no efeito estufa. Skeptical Science, 2016. Disponível em: . Acesso em: 28 de set. 2022.