Post Thumb

Como surgiu o planeta Terra?

Há 4,5 bilhões de anos, o planeta Terra surgiu a partir de colisões de pequenos fragmentos de rochosos que estavam espalhados no Sistema Solar e que giravam em torno do Sol, por serem atraídos pela sua gravidade.

 

No princípio, essas colisões eram entre corpos do tamanho de um grão, e que aos poucos, com o aumento da frequência dos colapsos, foram se tornando aglomerados maiores até formar um planetésimo. Com o aumento da massa, a gravidade desse novo planetésimo se tornou cada vez maior, fazendo com que as colisões também aumentassem de frequência e violência, acumulando cada vez mais matéria. No início, a Terra era uma bola de fogo enorme por conta do constante bombardeamento que sofria.

 

Entretanto, como no cosmos a temperatura é negativa em graus Celsius, isso fez com que houvesse um resfriamento do planeta de fora para dentro com o passar do tempo, o que mais tarde gerou a crosta terrestre, pelo resfriamento da superfície.

 


 

Esse resfriamento também foi responsável, em parte, por liberar as substâncias que formariam a atmosfera primitiva, que continha principalmente metano, nitrogênio e amônia, entre outros compostos, como por exemplo moléculas de hidrogênio e oxigênio, que teriam se unido para dar origem à água na forma de vapor. Esta, à medida em que se afastava da superfície quente, se resfriava e precipitava no estado líquido. Também há uma outra teoria que afirma que, na verdade, a água surgiu no planeta por meio do bombardeamento de meteoritos que vinham em direção à superfície e que continham cristais de H2O no seu interior.

 


 
A acumulação de H2O em grandes quantidades ao longo de milhões de anos deu origem aos primeiros oceanos, assim como a formação do primeiro supercontinente, nomeado Vaalbara.
 


 
O surgimento dos oceanos foi de extrema importância para a história e evolução da Terra, uma vez que é sabido que as primeiras formas de vida se originaram no meio aquático, sendo elas bactérias unicelulares extremamente primitivas, que ao realizarem o processo da fotossíntese, introduziram cada vez mais oxigênio na atmosfera. Isso possibilitou o surgimento de outros microrganismos e também novas espécies de plantas e animais, que se tornariam cada vez mais complexos, até o surgimento do Homem. O resultado desses processos é toda a abundância de flora e fauna que conhecemos nos dias de hoje, além do planeta em que vivemos, que é nossa única casa possível no universo até o presente momento.
 


 

Como referenciar este conteúdo: 

SILVA, Carolina Nunes da. Origem da Terra. Jovem Explorador, 10 out. 2020. Disponível em: blog_origem-da-terra> 

 

 

 

Fontes consultadas: 

Como a Terra Nasceu?. Ciência Hoje das Crianças, 28 jul. 2015. Disponível em: . Acesso em:  09 out. 2020. 

CORDANI, Umberto Giuseppe; PICAZZIO, Enos. A Terra e suas origens. In: TEIXEIRA, Wilson et al. (Orgs.) Decifrando a Terra. 2 ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2009. cap. 1, p. 26-31. 

MALMMAN, Marco André. Como a Terra se formou e a importância de Hutton para Geologia. Rede Globo, 23 dez. 2011. Disponível em:globociencia/noticia/2011/12/saiba-como-terra-se-formou-e-importancia-de-hutton-para-geologia.html> Acesso em: 06 out. 2020.