Post Thumb
Um abrigo meteorológico contém alguns instrumentos que medem a temperatura e a umidade do ar e é padronizado em todo o planeta.

Conhecendo uma estação meteorológica

Parte 2

São muitos os instrumentos de medidas de variáveis atmosféricas que são utilizados na Meteorologia. Vamos dar continuidade ao assunto falando um pouco mais dos instrumentos mais básicos, que são utilizados no dia-a-dia para acompanhar a evolução física da atmosfera terrestre (ou até de outros planetas, quando embarcados em sondas espaciais).

De acordo com o que estabelece a Organização Meteorológica Mundial, os instrumentos de medidas de temperatura e umidade do ar oficiais ao redor do globo devem ficar dentro de um abrigo meteorológico. As fotos acima e abaixo mostram o abrigo meteorológico instalado no Parque CIENTEC, no bairro da Água Funda, em São Paulo -SP, que faz parte da Estação Meteorológica da Universidade de São Paulo. A portinhola de uma abrigo meteorológico deve abrir-se no sentido oposto aos dos raios do Sol, para que os raios solares não atinjam os instrumentos diretamente e alterem suas medidas. Os instrumentos têm que medir a temperatura e a umidade do ar ao abrigo da luz solar e de rajadas de vento.

Imagem do cercado meteorológico que contém o abrigo meteorológico do Parque de Ciência e Tecnologia, em São Paulo-SP.

Dentro deste cercado da foto, além do abrigo, temos pluviômetros (para medir a quantidade de chuva precipitada), anemômetros (para medir a velocidade e a direção do vento), evaporímetros (para medir quanto o ar consegue evaporar gotículas de água, o que influi diretamente no quanto a vegetação consegue transpirar para o ar), entre outros instrumentos.

 

Mas como funcionam esses instrumentos? Aí depende da tecnologia usada em cada um. Há, de fato, diversos tipos de tecnologia sendo usados atualmente em uma variada gama de instrumentos meteorológicos. É um mundo à parte e somente pessoas que trabalham na área têm uma boa ideia do grau de sofisticação empregada nos instrumentos hoje em dia.

 

Mas podemos falar dos instrumentos mais básicos, alguns inventados a séculos, mas ainda em uso no mundo todo, devido à sua confiabilidade, baixo custo e facilidade de manutenção.

 

Por exemplo, os PLUVIÔMETROS:

Pluviômetros são instrumentos que medem a quantidade de chuva que caiu em um determinado local. Na verdade, em um ponto específico da superfície, com sua latitude e longitude. Este ponto, segundo a OMM, representa uma grande área ao redor do pluviômetro. Supõe-se que a chuva medida no pluviômetro é a mesma em cada ponto daquela área ao seu redor. Isto é uma aproximação da realidade, mas funciona razoavelmente bem. Tanto, que a pluviometria é medida em mm de chuva por metro quadrado (mm/m2). E 1 mm/m2 de água corresponde a 1 litro de água. Quer dizer, se você despejar 1 litro de água numa bandeja quadrada de 1 m2, você vai obter uma camada de água nesta bandeja com 1 mm de espessura.

 

Vamos ver um exemplo prático: se o pluviômetro indica 20 mm de chuva acumulada em, digamos,  3 horas de precipitação contínua, isto significa que, a cada m2 do solo, vai acumular 20 mm de água. Se a água precipitada não escoasse para os bueiros e rios, ficariam acumulados 2 cm (= 20 mm) de água por m2 de área (ou 20 litros por metro quadrado nas 3 horas de chuva). Isto é, de fato, muita água!

 

Outro exemplo: num campo oficial de futebol, com medidas de 90 m x 120 m = 10.800  m2, para uma chuva acumulada  de 20 mm em 3 horas, a quantidade de água total será 20 mm / m2  x 10.800 m2 = 216 mil litros de água! Por isso, os campos de futebol devem possuir um excelente sistema de drenagem, pois, caso contrário, qualquer chuva impossibilitaria a continuação de uma partida.

 

 

Um dos vários tipos de pluviômetro.

 

 

Referências:

https://www.soilcontrol.com.br/produto/92573/evaporimetro-de-piche.aspx

https://www.alphaomega-electronics.com/pt/934-hd-2013-pluviometro-inclinacao-trough.html

http://www.ufjf.br/labcaa/equipamentos/

www.jcorreiodopovo.com.br

https://pt.wikipedia.org/wiki/Anem%C3%B4metro

 

https://pt.raig.com/tienda/meteorologia/termometros/termometros-analogicos/termometro-maxima-y-minima-analogico/termometro-maxima-y-minima-de-mercurio