Post Thumb

Qual é a diferença entre a água doce e salgada?

 

A água é um dos recursos naturais mais abundantes do mundo, sendo essencial para a existência e sobrevivência de várias formas de vida. É uma substância química formada pela combinação de dois átomos de hidrogênio (H) e um átomo de oxigênio (O). A fórmula para uma molécula de água é a conhecida H2O. Mas você sabia que existe uma variedade de tipos de água? Neste post iremos discutir o que significa dizer que a água é “doce” e salgada. 

  

A água doce, ao contrário do que o nome sugere, não contém açúcar. Esse termo se refere ao nível de sal encontrado nesse tipo de água, que costuma conter nenhuma, ou pouquíssima concentração de cloreto de sódio (NaCl), sendo obrigatoriamente inferior a 0,5 parte por mil. A água doce é utilizada em atividades diárias, como por exemplo, para tomar banho e lavar a louça, mas também na agricultura, pecuária, indústria etc, podendo ser encontrada em rios, lagos e lençóis freáticos. Sua cor depende da quantidade impurezas existentes na área onde ocorre: 

1 Pode ser mais amarronzada, caso ocorra num solo misto (que tem tamanhos de partículas diferentes, feito de areia e argila, sendo rico em minerais); 

2. Ou mais transparente, se contiver menos partículas em suspensão. 

O Brasil é um dos países mais ricos em água doce do mundo, devido ao grande número de rios e águas subterrâneas existentes em seu território. Entretanto, a mesma é mal distribuída e gerida pelos governos, fazendo com que haja falta dela em algumas regiões como no Nordeste e no Sudeste, dependendo do regime de chuvas anual. A água doce também pode receber outras classificações, como, por exemplo, água potável, a partir do momento que passa por um tratamento específico para poder ser consumida. Quando a água se torna potável, passa a não ter cor, cheiro, substâncias ou organismos que possam colocar em risco a saúde humana. A água boa para o consumo humano e de animais, diz-se ser incolor, insípida e inodora. No nosso Planeta, apenas cerca de 2% da água é doce. 

  

A água salgada tem esse nome por ser rica em quantidade de sais minerais dissolvidos, além de ter uma alta concentração de cloreto de sódio (NaCl), sendo sua salinidade total maior ou igual a 30 partes por mil. Ela corresponde a mais de 97,5% de toda a água presente no Planeta, podendo ser encontrada em mares, oceanos e em algumas lagoas de água salgada. Apesar de ser a água de maior quantidade em volume, não é própria para o consumohumano sob tais condições. 

Alguns países que não contém grandes reservas de água doce e que sofrem com a escassez de água potável, aplicam um processo chamado de dessalinização da água do mar, no qual o sal é removido da mesma, tornando a água adequada para o consumo. No Brasil, existem alguns locais em que ocorre processo de dessalinização, como por exemplo no Nordeste, em um projeto coordenado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

 

 

 

 

Como referenciar este conteúdo:  

SILVA, Carolina Nunes da. Tipos de Água: Doce e Salgada. Jovem Explorador, 10 dez. 2020. Disponível em: blog_agua-doce-salgada> 

 

 

 

Fontes consultadas: 

Conheça os diferentes tipos de água. Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, 20 mar. 2017. Disponível em: conheca-os-diferentes-tipos-de-agua/>. Acesso em: 8 de dez. 2020. 

Conheça a Classificação dos Tipos de Água. Água Mineral Hydrate. Disponível em: classificacao-tipos-de-agua/>. Acesso em: 8 de dez. 2020. 

Diferença entre água doce, água salgada e água salobra. iGui Ecologia, 3 dez. 2018. Disponível em: diferenca-entre-agua-doce-agua-salgada-e-agua-salobra/>. Acesso em: 04 de dez. 2020. 

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. Tipos de água. Brasil Escola. Disponível em: . Acesso em: 04 de dez. 2020.