Post Thumb

As tempestades convectivas têm aparência intrigante quando vistas ao longe, em lugares com vista livre para o horizonte: são belas e, ao mesmo tempo, aterrorizantes.

 

 

Imagem de uma tempestade convectiva no horizonte

 

Tempestades convectivas são tempestades que decorrem da convecção (bolhas de ar quente em ascenção na atmosfera). Em Meteorologia, convecção ocorre, por exemplo, com o aumento da temperatura do solo devido ao seu aquecimento pela incidência de radiação solar. Assim, forma-se uma corrente de ar atmosférico predominantemente vertical (convecção), que geralmente leva à formação de tempestades.

 

As tempestades podem ser perigosas, provocando mortes, danos a propriedades, inundações repentinas, distúrbios ao transporte local, entre diversas outras consequências.

 

ESTIMATIVAS DE VENTO POR RADAR DOPPLER

 

Instrumentação meteorológica avançada: análise de medidas de radares Dual-Doppler, que estimam a velocidade e direção do vento em diversos níveis da atmosfera.

 

Há poucas décadas, aprendeu-se detalhes muito interessantes da estrutura e da dinâmica das tempestades convectivas. Por exemplo, por meio de análise de estimativas dos radares meteorológicos Dual-Doppler, é possível mapear as três dimensões do campo de vento (norte-sul, leste-oeste e direção vertical), permitindo inferir as correntes ascendentes e descendentes no interior das tempestades. Em tempestades, estas correntes verticais de ar são muito intensas, tornando difícil realizar sondagens no interior de nuvens Cb com segurança em aviões de pesquisa. Daí a importância das estimativas meteorológicas por meios remotos, como os radares.

 

Esquema da estrututa interna de uma tempestade convectiva

 

As tempestades são células convectivas que nascem, desenvolvem maturidade e, por fim, decaem, como ilustrado na figura abaixo. Sabendo-se pormenores das tempestades, é possível inferir quais são seus possíveis danos e evitar ou minimizar os danos causados por elas.

 

Ciclo de desenvolvimento de tempestades.

 

Referências:

http://apollo.lsc.vsc.edu/classes/remote/lecture_notes/radar/doppler/dd_lobes.html

https://en.wikipedia.org/wiki/Thunderstorm

http://convectivestorm.blogspot.com/p/overshooting-tops-in-vis-and-ir-bt.html

https://insuranceday.maritimeintelligence.informa.com/ID1121846/US-convective-storm-losses-near-$25bn-a-year