Post Thumb

O QUE É ESTE FENÔMENO E QUAL SUA RELAÇÃO COM AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS?

 

A desertificação é um fenômeno ambiental altamente discutido, especialmente pela quantidade de terras afetadas. Neste processo, ocorre a degradação do solo em áreas anteriormente produtivas, levando à transformação gradual dessas regiões em desertos ou terras áridas.

Ainda que a desertificação possa acontecer como resultado de fatores naturais geológicos e do clima, neste texto busca-se discutir a ocasião do fenômeno como resultado de mudanças climáticas de responsabilidade humana. Existem atividades agrícolas que podem prejudicar o solo diretamente; por exemplo, a produção de monoculturas e uso excessivo de recursos hídricos. Porém, fora isso, a desertificação é decorrente das alterações nos padrões de precipitação, de eventos extremos como ondas de calor e da mudança dos ventos.

Somente no Brasil, o mapeamento de núcleos de desertificação indica sua relação com mecanismos de retroalimentação do aquecimento global, sendo os principais no Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco. Como resultado, é esperada a deterioração das condições socioeconômicas das comunidades que dependem dessas áreas afetadas, tanto na sua segurança alimentar quanto na qualidade de vida das populações locais.

O nordeste brasileiro é a região semiárida mais densamente povoada do mundo. Ainda assim, não há o planejamento de políticas públicas que lidem com o problema da desertificação, que deve piorar nos próximos anos. As Nações Unidas apontam que este fenômeno custa cerca 42 bilhões de dólares por ano, mas sua prevenção representa de um quarto à metade deste valor. Logo, o financiamento e colaboração global são indispensáveis para reverter essa tendência. Combater a desertificação é, essencialmente, um ato de combate às mudanças climáticas, assegurando um mundo mais resiliente para as gerações futuras.

 

 

Como referenciar este conteúdo:

BRAZ, Laura H. T. A desertificação causada pelo aquecimento global. Jovem Explorador, 26 ago. 2023. Disponível em: . 

 

 

 

Fontes consultadas:  

FELLET, João. Mudança do clima acelera criação de deserto do tamanho da Inglaterra no Nordeste. BBC News Brasil, 11 ago. 2021. Disponível em: . Acesso em: 24 jul. 23.

 

TAVARES, Válter Cardoso; DE ARRUDA, Ítalo Rodrigo Paulino; DA SILVA, Danielle Gomes. Desertificação, mudanças climáticas e secas no semiárido brasileiro: uma revisão bibliográfica. Geosul, v. 34, n. 70, p. 385-405, 2019.