Post Thumb

Você já deve ter observado algumas gotinhas de água sobre folhas de plantas ou uma fina camada branca na superfície de carros e vidraças ao amanhecer. Esses fenômenos são conhecidos, respectivamente, por orvalho (popularmente conhecido como sereno) e geada. Ambos os fenômenos são mais comuns durante o inverno e outono, devido à maior presença de frentes frias e baixas temperaturas nesses períodos.

Durante o dia, as partículas de água presentes na superfície terrestre e vegetação são aquecidas e evaporam em virtude do calor do sol, aumentando, então, o conteúdo de vapor d'água na atmosfera. À noite, com a queda da temperatura, essas moléculas de água ainda presentes na atmosfera perdem sua energia ao encontrar uma superfície mais fria e condensam, acumulando-se na forma de gotículas. Assim, forma-se o que é conhecido por orvalho. No entanto, quando a temperatura está muito, muito baixa, as gotículas recém-formadas congelam, formando a geada. Ou seja, pode-se dizer que a geada é o orvalho ou a umidade do ar congelada.

- Tipos de geadas

As geadas podem causar sérios danos às plantações, pois a ausência de nuvens durante sua ocorrência (condição adequada para sua formação, assim como a ausência de ventos) facilita a perda de calor das plantas. Consequentemente, tanto a parte interna quanto as estruturas celulares das plantas são congeladas, matando-as e deixando-as com um aspecto de queimadas: esta é a chamada geada negra. Quando apenas a parte externa das folhagens fica congelada, o fenômeno é denominado geada branca. Assim, a geada negra é mais devastadora para a vegetação do que a geada branca.