Post Thumb

Você sabe quais são os modelos de erosão? 

 

Através dos processos de transformação de elementos naturais ocorridos a partir da erosão, podemos dizer que o planeta Terra é como se fosse um ser vivo, que se modifica constantemente no decorrer do tempo, numa escala geológica (muitos milhares ou milhões de anos) ou não (de maneira instantânea ou perceptível ao Homem).  

A erosão geológica é aquela que envolve um processo lento e gradativo, responsável por construir, por exemplo, as diversas formas de relevo existentes, como a formação de vales por onde passam os rios. Já a erosão acelerada é aquela que envolve, geralmente, atividades humanas e que costuma resultar em uma rápida transformação do relevo.  

Uma vez que a erosão pode ser provocada por diferentes fatores, este fenômeno pode apresentar consequências e impactos diferentes, que podem alterar bastante uma determinada paisagem, solo e tipo de relevo.  

 Além da classificação através dos agentes erosivos, existe a classificação feita a partir do resultado de determinado processo erosivo. Esses tipos de erosões variam de acordo com sua intensidade e seu grau de destruição/construção no solo. Vejamos:

 

Erosão laminar: causada pela frequência de chuvas e pela ação dos ventos, provoca a lavagem dos solos e retira sua camada superficial de sedimentos. 

 

 

Erosão dos sulcos erosivos: é causada pela força das águas e responsável por definir novos leitos nos rios, riachos e lagoas. Os sulcos erosivos são “caminhos” deixados pela água nos solos, sendo caracterizados por buracos formados pela ação das enxurradas, e geralmente é fácil de reverter esse tipo de erosão, recuperando o solo. 

 

 

Erosão de ravina: provoca grandes buracos e rachaduras profundas no solo, causadas através do transporte exagerado de sedimentos, intensidade de precipitação local, baixa quantidade de vegetação para “segurar” o solo, e pela alta suscetibilidade do mesmo a se desagregar. As ravinas são encontradas em encostas (morros) que tiveram sua vegetação original retirada, seja pela natureza, seja pela ação humana.

 

 

Erosão voçoroca: é a mais profunda de todas, vinda de um processo de desgaste do solo mais grave e é identificada quando a rachadura já atinge o lençol freático da terra. Esse tipo de erosão é resultante do agravamento das ravinas, quando a intensidade de desgaste aumenta, tornando o solo ainda mais fraco e muito propício à formação de imensos buracos. A retirada da cobertura vegetal é o fator que mais contribui para o surgimento de voçorocas, pois aumenta a percolação (capacidade de infiltração subterrânea da água) no solo.

 

 

 

Como referenciar este conteúdo:  

SILVA, Carolina Nunes da. Tipos de Erosão. Jovem Explorador, 23 ago. 2021. Disponível em: erosao>. 

 

 

 

Fontes consultadas:  

Conheça os 6 tipos de erosão do solo e as diferenças entre os processos. Pensamento Verde, 13 de set. 2017. Disponível em: . Acesso em: 10 de ago. 2021.  

Erosão. Sítios Geológicos e Paleontológicos do Brasil. Disponível em: glossario/verbete/erosao.htm> Acesso em: 10 de ago. 2021.  

MATIAS, Átila. Erosão. Brasil Escola. Disponível em: . Acesso em: 15 de ago. 2021.  

 

 O que é erosão? Quais os tipos?. Cursinho Para Medicina, 17 de nov. 2020. Disponível em: erosao-quais-os-tipos/>. Acesso em: 7 de ago. de 2021.