Post Thumb

O acúmulo de detritos nos rios e seus danos

O assoreamento é o acúmulo de solo, sedimentos rochosos, detritos e matéria orgânica que, a partir de processos erosivos são transferidos para o leito do curso d’águas sob a influência da chuva, vento, mudanças no solo e remoção de rochas, que na ausência de matas ciliares, acabam indo parar no fundo do rio, pois sem a flora natural, o vento e a chuva são capazes de mover a camada superficial do solo em direção aos rios, já que o mesmo torna-se mais "solto" e menos resiliente causando danos ambientais, dificuldade de navegação no curso d’água à medida que os sedimentos se acumulam no leito dos rios, eles se tornam mais rasos, dificultando a circulação dos barcos, sendo que o mesmo pode até deixar de existir em decorrência desse fenômeno.  Esse fenômeno pode ocorrer naturalmente, mas as atividades humanas intensificaram o processo de assoreamento dos rios brasileiros.   

Um dos principais motivos para a intensificação do processo de assoreamento é a remoção de matas aluviais (ciliares) nas margens dos rios, assim como com o descarte de entulho, resíduos de construção e esgoto também aumentam a carga de detritos nos rios, que se acumulam no fundo desses cursos d'água. Nas áreas urbanizadas, pode haver escassez ou falta de água para abastecimento das cidades, pois além de reduzir a capacidade hídrica do rio, o lixo e esgoto depositados nesses córregos muitas vezes tornam a água imprópria para consumo.  

Em locais onde o fluxo de água é mais lento, por exemplo, em regiões mais planas que contém barragens construídas (por exemplo, para a instalação de usinas hidrelétricas), a sedimentação nos leitos dos rios também aumenta. À medida que em que o rio perde profundidade devido ao acúmulo de sedimentos, a sua largura aumenta em alguns pontos, fazendo com que a água procure atalhos para seguir seu curso, muitas vezes desviando do canal do rio causando enchentes em áreas urbanas. A temperatura da água também aumenta devido à maior quantidade de luz solar na superfície, ao mesmo passo que a água torna-se turva dificultando a fotossintese, atingindo a biodiversidade do rio, uma vez que também é reduzida a renovação do oxigênio na água, comprometendo a qualidade da mesma, colaborando para o desequilíbrio do ecossistema. 

 

 

Como referenciar este conteúdo:  

SILVA, Carolina Nunes da. Assoreamento. Jovem Explorador, 20 set. 2021. Disponível em: =blog_ assoreamento>. 

 

 

 

Fontes consultadas:   

Assoreamento – o que é? As principais causas e suas consequências. Comite da Bacia Hidográfica do Rio São Francisco, 4 set 2014. Disponível em:natureza_blog/assoreamento-o-que-e-os-principais-causadores-e-suas-consequencias/>. Acesso em: 12 set. 2021.  

O que é assoreamento? Quais as causas desse fenômenos? Quais as consequências?. Assosiação Caatinga. Disponível em . Acesso em: 17 set. 2021.  

RIBEIRO, Amarolina. O que é assoreamento?. Brasil Escola. Disponível em: o-que-e/geografia/o-que-e-assoreamento.htm>. Acesso em: 15 set. 2021.