Post Thumb

Classificação das Erosões a partir de Seus Agentes Erosivos 

 
  •  

    Os agentes erosivos ou intempéricos são utilizados para a classificação dos diferentes tipos de erosão, que, de acordo com o agente causador, pode influenciar na maneira como a erosão ocorre em relação a intensidade e velocidade. Podemos listar abaixo os processos erosivos e os mesmos ocorrem:  

     Erosão Pluvial: tem relação com as águas da chuva, que variam de acordo com o clima, podendo ocorrer em diferentes intensidade e frequência. De maneira geral, as chuvas fracas a moderadas apenas fazem uma lavagem dos solos, causando uma erosão amena. Quando em maior intensidade, a chuva causa erosões mais profundas, sendo capaz de destruir e modificar bastante o ambiente, principalmente se o solo não tiver uma vegetação considerável sobre ele, e a precipitação ocorrer em áreas mais inclinadas. A erosão pluvial atua principalmente nas partes do globo onde o clima é tropical e equatorial.  

     Erosão Fluvial: é quando o agente causador da erosão são os rios, ao longo de seu curso, nas suas margens e em seu leito. Esse tipo de processo erosivo é mais comum em áreas elevadas, como por exemplo relevos montanhosos, já que gravidade tende a tornar o caminho/queda das águas de um rio mais veloz, deixando as margens mais suscetíveis ao processo erosivo. Como impacto desse processo, o curso do rio é transformado em vales mais profundos do que o seu entorno. Além disso, quando não há uma vegetação nas margens dos cursos d'água, as margens são erodidas pela força da água, intensificando processos de assoreamento e alargamento do leio das bacias de drenagem, sendo a preservação da vegetação ribeira importante para amenizar tal impacto. Existem dois tipos de erosão que são passíveis de ocorrer em diferentes estágios ao longo de um rio, que é a vertical (no leito) e a lateral (nas margens).   

     Erosão Marinha: esse tipo de erosão ocorre através da força da água do mar, que impacta diretamente o relevo das áreas litorâneas, contribuindo para a sua destruição através do desgaste de rochas e solos do entorno, formando praias e paisagens costeiras, mas que também atua no processo de construção do relevo litorânea, através do acúmulo de sedimentos nas margens continentais.   

    Erosão Eólica: o vento é um dos mais poderosos agentes de erosão, sendo capaz de transportar materiais como poeira, sedimentos, areia, pedaços maiores de rochas e cinzas de um lugar para outro, a depender de sua intensidade. Apesar de seu poder erosivo, costuma ser um dos processos mais lentos do que os demais agentes que envolvem a ação da água. Esse tipo de erosão é mais frequente em áreas semiáridas, áridas e desérticas. Ao transportar as partículas de areia e fragmentos de rochas, esses sedimentos, ao longo de milhares de anos, são capazes de desgastar as áreas que atingem e esculpir rochas, por exemplo.   

    Erosão Glacial:  envolve as geleiras, que são importantes itens nos processos erosivos naturais. Elas atuam como uma lixa sobre a rocha, tendo seu poder de abrasão maior que de um rio. Essas erosões, atualmente, ocorrem nos polos do planeta e nos picos das grandes montanhas. Porém, houve uma época no mundo em que as geleiras cobriam a maior parte dos continentes, época essa conhecida como Era Glacial. Com o desgaste do gelo, que também se movimenta das áreas mais altas para as mais baixas, todo solo e rocha encontrados pelo caminho foram transportados, mostrando toda sua força e intensidade. Um fato importante a ser considerado é que o poder da erosão glacial é bem maior do que da fluvial, o que se deve aos processos de congelamento e descongelamento da água comum nos polos do planeta, comprimindo e dilatando o solo e as rochas. Em ambientes gelados de maneira permanente ou ocasional, o congelamento dos solos e das águas pode movimentar blocos e causar alterações drásticas na geografia do local.  

    Erosão Gravitacional: ocorre através da força da gravidade em locais com muita inclinação ou altitude considerável, influenciando na ruptura e transporte de sedimentos e deposição gradual de partículas de rochas das localidades mais altas para os pontos de menor altitude.  

    Erosão antrópica: é a erosão causada pelo homem, que a capacidade de modificar o relevo. 

     

     

     

     

    Como referenciar este conteúdo:  

    SILVA, Carolina Nunes da. Classificação das Erosões. Jovem Explorador, XX jul. 202X. Disponível em: < http://www.jovemexplorador.iag.usp.br/?p=blog_classificacao-erosao>. 

     

     

     

     

    Fontes consultadas:  

    MATIAS, Átila. Erosão. Brasil Escola. Disponível em: . Acesso em: 15 de ago. 2021. 

     O que é erosão? Quais os tipos?. Cursinho Para Medicina, 17 de nov. 2020. Disponível em: erosao-quais-os-tipos/>. Acesso em: 7 de ago. de 2021.