Post Thumb

Como o Intemperismo Físico consegue quebrar as rochas?

 
 

O intemperismo pode ser classificado quanto ao modo que causa alterações nas rochas onde atua. Existem três tipos principais de intemperismo: físico, quando ocorre uma desagregação, químico, quando ocorre decomposição, e biológico, quando o agente principal é um ser vivo. Nesta postagem iremos falar sobre o intemperismo físico.  

O intemperismo físico ocorre quando há uma desintegração ou quebra das partículas de rochas, uma vez que as suas estruturas se fragmentam em pequenos sedimentos. Quando uma rocha se quebra em vários pedaços ou partículas de poeira, sem que haja alteração da sua estrutura química (os minerais que a constituem continuam os mesmos, não se transformam), temos um exemplo de intemperismo físico.  Resumindo: esse tipo de intemperismo é responsável pela desagregação da rocha em fragmentos menores, o que aumenta a superfície de contato dos fragmentos, e de certa forma, colabora com ação do intemperismo químico.  

Geralmente o intemperismo físico está relacionado às variações de temperatura do ambiente, uma vez que o aumento da temperatura causa dilatação dos minerais que compõem a rocha, enquanto que sua diminuição causa compressão, gerando fissuras que com o tempo vão se alargando. Esse fenômeno é comum em regiões áridas e semi-áridas, onde a variação de temperatura costuma ser grande. Rochas escuras em climas desérticos alcançam temperaturas de até 80° C, com amplitudes térmicas de até 50° C. São as diferenças nos coeficientes de dilatação térmica dos minerais que provocam deslocamento entre os cristais.  

As variações na umidade também provocam o mesmo efeito se considerarmos que a água se infiltra em fraturas da rocha, sofrendo congelamento. Aqui, o intemperismo físico é bem mais acentuado, porque ao congelar, a água aumenta em 9% o seu volume e exerce grande pressão sobre as paredes da rocha. Ademais, a água em estado líquido ao se mover lentamente através de fissuras da rocha que contém íons, pode precipitar a solução para formar novos sais, e a força exercida pelo crescimento desses cristais nas rochas fraturadas provoca uma pressão e, consequentemente, ainda mais o alargamento das fraturas.   

Outro caso que pode causar a abertura de fissura em rochas é o crescimento de plantas, que estendem suas raízes para as fendas da rocha, onde seu crescimento pode forçar a rocha a se separar.

 


 

Como referenciar este conteúdo:  

SILVA, Carolina Nunes da. Intemperismo. Jovem Explorador, 20 jul. 2021. Disponível em: <http://www.jovemexplorador.iag.usp.br/?p=blog_ intemperismo-fisico>. 

 

 

Fontes consultadas:   

ALMEIDA, Regis Rodrigues de. Intemperismo. Brasil Escola. Disponível em: . Acesso em: 23 mai. de 2021.