Post Thumb

Qual a diferença entre rios e lagos?

 

O planeta Terra, apesar do nome, é principalmente composto por água. A Hidrografia é a área do conhecimento responsável pelo estudo das águas existentes no planeta e suas propriedades físicas e químicas, como cor, volume, movimento, temperatura, transparência, turbidez etc. Entre as chamadas águas continentais, que são reservas de água doce (ou seja, que não contém cloreto de sódio em sua composição), você provavelmente já ouviu falar de rios e lagos. Mas você sabe dizer quais são as diferenças entre eles? 

  

Os rios são correntes de água que fluem continuamente em direção a relevos mais baixos, até atingirem ou terminarem em outro curso d'água, como o mar, lago ou até mesmo em outro rio. Os rios são considerados agentes modificadores da paisagem, dada a sua capacidade de erodir, transportar e depor sedimentos. Eles servem como canais naturais de drenagem para bacias hidrográficas, podendo também se tornar subterrâneo em parte de seu curso. Em geral, são formados a partir de aquíferos, água da chuva, nascentes, outros rios, do mar ou derretimento de geleiras. Os rios podem ser perenes (que não secam) ou temporários (que secam em certas épocas do ano). Quanto à sua forma, alguns rios são retilíneos, com um canal reto e inclinado no qual a água flui em alta velocidade. Já outros, podem apresentar meandros, o que faz com que seu canal seja curvilíneo, no qual a água flui lentamente em terrenos de baixa inclinação. Existem também rios que se bifurcam nas encostas, apresentando vários canais que se entrelaçam, sem ter um canal principal. Os rios podem ter águas de cor turva, ao conter muitos sólidos em suspensão, tornando-os barrentos e opacos; água negra, quando transportam matéria orgânica dissolvida ao invés de sedimentos, o que os tornam ácidos ou, ainda, água cristalina, com pouca quantidade de sólidos suspensos, formando praias e bancos de areia. 

  

Já os lagos são descritos como um certo volume de água cercado por terra, em uma depressão geográfica, podendo ser originados por diversos motivos. Dentre eles, os principais são o acúmulo de água da chuva e nascente própria, além de variarem bastante quanto ao tamanho e profundidade. Há lagos grandes, muito pequenos, rasos ou muito profundos. A quantidade de água contida também pode variar, dependendo da estação do ano e o clima local. Apesar da maioria ser de água doce, existem lagos que possuem água salgada. Estes não possuem escoamento natural, o que faz com que ocorra evaporação intensa da sua água, o que aumenta a concentração de sal. Há também lagos que não são naturais, ou seja, que foram construídos pelo homem e servem como reservatório de água. Os lagos naturais podem ser formados a partir de: 

1. Águas que ocupam antigas crateras ou o fluxo de lava de vulcões extintos; 

2. Água acumulada nas deformações da crosta terrestre, dando origem a lagos profundos; 

3. Á derretimento de geleiras continentais e de montanha; 

4. Água dos cursos onde rios que apresentam meandros passam; 

5. A partir da combinação de mais de um fator capaz de reter grande quantidade água.

 


 

 

 

Como referenciar este conteúdo:  

SILVA, Carolina Nunes da. Rios x Lagos. Jovem Explorador, 1 dez. 2020. Disponível em: blog_lagos-e-rios> 

 

 

 

Fontes consultadas: 

DECICINO, Ronaldo. Hidrografia: Oceanos, mares, rios, lagos, lagoas e lagunas. Educação UOL. Disponível em: Acesso em: 22 nov. 2020. 

FREITAS, Eduardo de. O que são rios e lagos?. PrePara ENEM. Disponível em: Acesso em: 25 nov. 2020. 

ORTENBLAD, Alberto. O que são rios e lagos?. Alta Montanha, 16 jul 2018. Disponível em: sao-rios-e-lagos/>. Acesso em: 22 nov. 2020.