Post Thumb

            Uma das maiores discussões sociais da última década é a quantidade crescente de ondas migratórias. As motivações mais comumente discutidas na mídia são guerras, violência e problemas socioeconômicos nas comunidades de origem dos imigrantes. Porém, pouco se fala na tendência de novas ondas ocorrerem por uma motivação primariamente climática.

            Os efeitos do aquecimento global na agricultura estão diretamente ligados à segurança alimentar, o que já atualmente um problema em diversos países em desenvolvimento, inclusive no Brasil. Portanto, a tendência é que populações inteiras se desloquem de seus lares para buscar asilo em locais com mais recursos.

            A questão de segurança alimentar e a dos desastres naturais são dois exemplos de eventos extremos que devem aumentar sua frequência com as mudanças climáticas. Prevê-se que as localidades que são afetadas por esses problemas irão ter uma situação pior no futuro. Esse cenário não está distante e já acontece hoje em dia. Citam-se, como exemplos, as secas nordestinas, que causam migrações afora do sertão brasileiro. O mesmo ocorre, por exemplo, em Kiribati (um país da Oceania formado por 33 ilhas e diversos atóis coralinos no Oceano Pacífico), que há anos está em iminência de ser o primeiro país a desaparecer pelo aumento do nível do mar. Porém, nem todos têm a oportunidade de fugir de uma condição perigosa.

            As migrações climáticas demonstram a necessidade de uma nova classificação de refugiados. Ademais, com o esforço internacional, as áreas ameaçadas devem estar sob constante vigilância para a proteção da população e reforçam a urgente luta que deve ser feita por toda humanidade contra as mudanças climáticas.

 

 

Como referenciar este conteúdo:

BRAZ, Laura H. T. Migrações climáticas. Jovem Explorador, 26 ago. 2023. Disponível em: . 

 

 

Fontes consultadas:  

AGUDO, Alejandra Aquecimento global trará mais migrações, doenças e fenômenos extremos. El País, 21 set. 2019. Disponível em: . Acesso em: 24 ago. 23.

 

MARZOCHI, Roger. Mudanças climáticas já são responsáveis por "refugiados" brasileiros. Revista Galileu, 30 out. 2018. Disponível em: . Acesso em: 24 ago. 23.