Post Thumb

Você já se perguntou como são obtidos os dados que são utilizados em uma previsão meteorológica? Ou como são conhecidos os climas das regiões do nosso planeta? Então, os dados que são utilizados para conhecer o comportamento da atmosfera são obtidos por estações meteorológicas instaladas ao redor do globo nos continentes e bóias nos oceanos. São obtidos dados também de outras inúmeras formas: balões com instrumentos meteorológicos para medir variáveis físicas na vertical,  por sensoriamento remoto com instrumentos instalados em satélites artificiais ou equipamentos em terra, como radares e perfiladores verticais, por aviões e navios em trajetos rotineiros, entre muitos outros. Na realiadade, o mundo todo se organiza e compartilha esses dados valiosos das variáveis físicas dos oceanos e da atmosfera, num acordo internacional mediado pela Organizxação Meteorlógica Mundial (OMM), que tem sede em Genebra, na Suíça.

 

Neste post, vamos falar um pouco do modo mais básico de se medir variações da atmosfera, que são os dados obtidos pelas estações meteorológicas de superfície. 

 

AS ESTAÇÕES METEOROLÓGICAS DE SUPERFÍCIE

 

As estações meteorológicas de superfície possuem diversos instrumentos de medição,  que fornecem os dados que podem ser utilizados para as diversas finalidades e aplicações da Meteorologia no dia-a-dia.

 

As estações são basicamente de dois tipos:

 

  • convencionas: que são aquelas em que os dados são coletados manualmente por uma pessoa, chamada observador;

 

  • automáticas: quando existem sensores eletrônicos que medem varáveis físicas de forma automática, sem a intervenção de um observador. Estas plataformas automáticas possuem uma estação de transmissão dos dados obtidos, normalmente por meio de ondas de rádio.

 

Os instrumentos mais comuns que compõem uma estação meteorológica de superfície são:

  • o termômetro, para medir a temperatura do ar;
  • o barômetro, para medir a pressão atmosférica;
  • o anemômetro, para coletar a direção e a velocidade do vento;
  • o  higrômetro, que serve para medir a umidade do ar;
  • o piranômetro, usado para medir a radiação eletromagnética que vem do Sol;
  • e o pluviômetro, que mede a quantidade de chuva (precipitação).

 

Perceba que esses instrumentos medem a variação das propriedades da atmosfera em um local bem definido, que é o ponto de instalação da estação ou plataforma meteorológica. Por isso mesmo são chamadas de "medidas locais". No entanto, as variações da atmosfera atingem dimensões muito maiores também, além da variação local, de forma que cada estação meteorológica no mundo fornece um pedacinho da informação necessária para os meteorologistas entenderem, monitorarem e preverem o comportamento futuro da atmosfera. 

Consulte os posts relacionados a este tema para ir além...