Post Thumb

- Um raio pode cair duas vezes no mesmo lugar???

Sim. (- O quê?! Quer dizer que esta frase é mito?) Sim, é mito. O monumento do Cristo redentor, por exemplo, é atingido por cerca de seis raios por ano, segundo medições científicas.

- Caem muitos raios no Brasil?

Sim, devido à sua localização geográfica: é o maior país da zona tropical do planeta, onde o clima é mais quente e mais propício à formação de tempestades.

- Existem raios em outros planetas?

Há evidências de raios observados em outros quatro planetas do sistema solar: Vênus, Júpiter, Saturno e Urano.

- Os raios podem subir para as nuvens em vez de descer para a Terra?

Sim. Quando a descarga elétrica ocorre da nuvem para o solo, a geração da luz (relâmpago) ocorre de baixo para cima.

- Um raio pode atingir uma pessoa?

A chance de uma pessoa ser atingida diretamente por um raio é muito baixa. Porém, caso ela esteja numa área descampada e embaixo de uma tempestade forte, há uma grande chance desta pessoa ser atingida. O mesmo ocorre com os animais, principalmente gado que fica em campos abertos!

- O que pode acontecer se cair um raio em uma pessoa?

A corrente elétrica do raio pode causar queimaduras e outros danos a diversas partes do corpo, deixando sequelas. A maioria das mortes é causada por parada cardíaca e respiratória.

- Como saber se o raio caiu perto?

A luz produzida pelo raio chega quase instantaneamente à visão de quem o observa. Já o som (trovão) demora um bom tempo, pois a sua velocidade é menor (velocidade do som na Terra = 340 m/s). Para obter a distância aproximada da queda do raio, em quilômetros, basta contar o tempo (em segundos) entre o momento em que se vê o raio e se escuta o trovão. Em seguida, basta multiplicar os segundos computados por três. Eemplo: se você vê um raio e começa a contar os segundos até ouvir o trovão, e der, por exemplo, 5 segundos, isto significa que o raio caiu a 1,5 km de você. (- Ufa!)

- Qual a intensidade sonora de um trovão?

Um trovão pode chegar à intensidade de 120 decibéis, uma intensidade comparável à que ouve uma pessoa que está nas primeiras fileiras de um show de rock.

- O trovão é perigoso?

Se uma pessoa estiver muito próxima ao local de incidência do raio, o deslocamento de ar provocado pelo trovão pode derrubá-la, podendo até causar sua morte.

- Aviões são atingidos por relâmpagos?

Sim, pois a presença do avião intensifica o campo elétrico da atmosfera. Mas isso não é frequente, e não há risco para quem está dentro do avião, pois o relâmpago tende a fluir ao longo das partes metálicas externas, não penetrando no avião.

- Existiram relâmpagos durante o surgimento de vida na Terra?

Provavelmente sim. A hipótese levantada pelos cientistas é que, como a atmosfera da Terra era bem mais quente que a de atualmente e continha diversos gases que hoje não fazem mais parte da composição do nosso ar, as tempestades provavelmente eram muito mais carregadas eletricamente e, consequentemente, havia relâmpagos em maior quantidade e intensidade, que podem ter contribuído na geração das moléculas que deram origem à vida.

- As cidades influenciam a ocorrência de raios?

Pesquisas já indicaram visíveis aumentos de incidência de raios em áreas urbanas. Essa maior incidência de raios está relacionada ao aumento de temperatura (fenômeno conhecido como ilha de calor) e de poluição nos centros urbanos.