Post Thumb

Termômentros de solo medem a temperatura na superfície a solo nu, e nas profundidades de 5, 10, 20, 30 e 40 cm.

Conhecendo uma estação meteorológica

Parte 3

Há muitos instrumentos que são utilizados na Meteorologia. Neste post falaremos um pouco de termômetros e higrômetros. Lembremos, primeiramente, que um abrigo meteorológico como o da foto abaixo é feito de madeira, por padronização da Organização Meteorológica Mundal, exatamente para proteger os instrumentos no seu interior das rajadas de vento e raios solares e da água da chuva. Dentro dos abrigos estão os instrumentos que nos informam a temperatura e a umidade do ar ambiente.

 

Imagem do cercado meteorológico da Universidade de São Paulo, instalado no Parque de Ciência e Tecnologia - São Paulo (Parque CIENTEC). Em primeiro plano, o abrigo meteorológico dentro do cercado.

 

Dentro desse cercado, temos psicrômetros (para medir a umidade relativa do ar), termômetros de solo, higrômetros, entre outros instrumentos.

 

O que são esses instrumentos?

 

 PSICRÔMETROS

Psicrômetros são instrumentos que combinam dois termômetros: um, que mede a temperatura do ar com o bulbo do termômetro seco e outro, com o bulbo úmido. A diferença entre as medidas dos dois termômetros indica a umidade relativa do ar, ou de froma mais científica, a quantidade de vapor d'água que está contido na atmosfera por quilograma de ar. A foto abaixo mostra um pscicrômetro, onde se veem dois termômetros lado a lado, além de uma tabela usada para converter as medidas de temperatura obtidas pelos dois termômetros simultaneamente em umidade relativa.

 

Foto de um psicrômetro: o termômetroe de bulbo seco é o da esquerda e o de bulbo úmido, o da direita.

 

TERMÔMETROS DE SOLO

Termômetros de solo são instrumentos que medem a temperatura do solo em diversas profundidades . O objetivo é monitorar como a radiação solar influencia na temperatura dessas camadas ao longo dos dias e anos. São inúmeras as aplicações associadas a estas medidas, tanto na agricultura como na própria previsão do tempo e clima.

Quer saber um pouco da física dessas medidas? Veja: quanto mais profunda a camada do solo, mais tempo leva para a temperatura variar em função dos raios solares indicdentes na superfície. Por exemplo, a temperatura na superfície varia muito rapidamente todos os dias (por exemplo, as máximas e mínimas), em função do nascer e por do Sol. As máximas ocorrem, geralmente, à tarde e as mínimas, antes do nascer do Sol. Na profundidade de 40 cm, as máximas e mínimas só são percebidas ao longo das estações do ano. Por exemplo, a máxima é atingida ao fim do verão e início da primavera.

 

Termômetros de solo da Estação Meteorológica da USP (Parque CIENTEC - São Paulo -SP).

 

 

HIGRÔMETROS E HIGRÓGRAFOS

Higrômetros e higrógrafos somente diferem pelo fato de que os higrógrafos já marcam a medida diretamente num papel gráfico, como o da foto abaixo. Ambos são instrumentos que medem a umidade atmosférica, cuja unidade de medida é gramas de vapor d'água por quilograma de ar (que é a definição de umidade absoluta). Um valor típico de umidade absoluta é de cerca de 10 g/kg (dez gramas de vapor d'água por cada quilograma de ar).

 

Higrógrafo da Estação Meteorológica da USP (Parque CIENTEC - São Paulo -SP)..

 

Esses são alguns dos instrumentos utilizados pelos meteorologistas, mas ainda há muitos outros mais. Para saber mais, consulte ao lado os posts relacionados.




Referências:

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn%3AANd9GcSnNWOJ6l4vPyavpg23h06iQq_U7JcXaxlVeLaQUGQ-lm0JCgpW

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn%3AANd9GcSn4n8Iqi9gXvmgescVBACBv-1G5CHK_HaUDqbCwRzlX8eaovEe

https://lh6.googleusercontent.com/proxy/ov8Psy4sWfRb6E8jtIv1jANGOKjlVNOjwjxIvqrx5FftcZvGayl0-03pAA1WYalFYj0ILQ1QAR7kDHTFTIFfHSUje7YrrrVRhUg29FwTi5MOvvPoQvbJF3t5ZQ=w220-h382-nc

http://meteoropole.com.br/2017/08/por-que-os-meteorologistas-precisam-da-temperatura-do-solo/

 

http://www.inmet.gov.br/portal/index.php?r=home/page&page=instrumentos