Post Thumb

Terra, planeta água 

Apesar do nome, a Terra também é conhecida como “planeta água” por conta do enorme volume de água presente em sua superfície, que chega à marca de 1,3 bilhões de quilômetros cúbicos, além de seus oceanos ocuparem uma área de aproximadamente 362 milhões de quilômetros quadrados. Porém, essas características quantitativas não foram constantes ao longo da história da Terra, uma vez que o planeta se transformou fisicamente diversas vezes ao longo de suas inúmeras eras geológicas.   

Os oceanos são definidos como imensos corpos d’água salgada, localizados nas depressões da crosta terrestre e são responsáveis por parte da dinâmica climática da Terra. As primeiras formas de vida primitiva do planeta surgiram no oceano. Os recursos disponíveis nos oceanos são essenciais para nossa sobrevivência, e quase um terço das reservas de petróleo e gás estão submersos neles. Por muito tempo eles foram o único meio de transporte entre os continentes e ainda hoje o oceano é responsável por transportar grandes cargas de materiais e produtos de um lado para o outro do mundo. Portanto, os oceanos são essenciais em todos os aspectos da vida, seja para a economia, turismo e etc. Sua origem foi consequência da formação da atmosfera e acredita-se que pelo menos 50% de toda água presente no planeta se originou a partir dela. Atualmente, os oceanos ocupam 71% da superfície terrestre, e para facilitar sua compreensão, foram divididos em 5 oceanos, levando em consideração sua localização geográfica. São eles:   

 

Oceano Pacífico: localizado entre a Oceania, Ásia e América, cobre uma área de aproximadamente 165,3 milhões de quilômetros quadrados, sendo maior do que a massa de terra de todos os continentes juntos. Possui uma profundidade média de 4.000 metros. Recebe o nome “Pacífico” porque, no passado, acreditavam que suas águas eram calmas (o que hoje sabemos que não é verdade). É o maior dos oceanos e cobre quase um terço da superfície da Terra. Por causa de sua grande extensão, apresenta diversas condições climáticas e variadas temperaturas. Um dos fenômenos climáticos mais conhecidos que ocorrem no Pacífico é o El Niño, ou aquecimento periódico da água na faixa tropical do Oceano, que tem a capacidade de afetar o clima global. Além da Fossa das Marianas ser um dos pontos mais profundos desse oceano, ele contém cerca de 75% de todos os vulcões ativos do mundo, e mais de 60% dos peixes consumidos no mundo vem do Oceano Pacífico.  

 

Oceano Atlântico: é o segundo maior oceano do mundo e suas águas cobrem 20% da superfície terrestre, o que equivale a aproximadamente 82,2 milhões de quilômetros quadrados. Possui uma profundidade média de 3.300 metros. Seu nome foi criado inspirado em um Deus Grego chamado Atlas. Esse oceano é um divisor natural da América, Europa e África e é considerado o oceano de águas mais salgadas entre todos. Desde o desenvolvimento e crescimento do sistema capitalista, nele ocorrem as principais trocas comerciais no mundo. Uma das maiores cadeias de montanhas, a Mesoatlântica, está localizada no “meio” do Oceano Atlântico. Essa cordilheira submersa tem quase o dobro do tamanho dos Andes.  

 

Oceano Índico: também conhecido como "mar das índias", apresenta grandes profundidades, chegando a 9.000 metros abaixo da superfície. No ranking de área territorial, ocupa o terceiro lugar em tamanho, com aproximadamente 73 milhões de quilômetros quadrados.  Esse oceano abrange a porção leste do continente africano, o lado oeste da Oceania, parte da Antártica e, por fim, o Sul da Ásia. Cerca de 40% do petróleo mundial vem de suas profundezas. É o oceano mais quente do mundo e por conta disso contém menos nutrientes. Comparando com outros oceanos, é o menos adequado para a vida marinha. Além disso, contém um baixo teor de oxigênio, o que também prejudica a fauna marinha. Devido ao derretimento das calotas polares, a altura desse oceano vem crescendo mais de 20 cm por ano.  

 

Oceano Glacial Antártico: também conhecido como oceano Austral, está localizado no sul do Planeta e circunda o continente Antártico. Esse oceano é alimentado por outros três, o Pacífico, Atlântico e Índico. Em alguns lugares, a temperatura pode ultrapassar 60 graus negativos.  

 

Oceano Glacial Ártico: localizado no Polo Norte, suas águas banham o continente asiático, europeu e parte do continente americano. Ele é considerado o oceano mais raso, além de ser o menor de todos. No inverno, uma boa parte de suas águas ficam congeladas, devido ao ângulo de inclinação da Terra em relação ao Sol e à baixa insolação na área. 

 

 

Como referenciar este conteúdo: 

SILVA, Carolina Nunes da. Oceanos. Jovem Explorador, 20 out. 2020. Disponível em: blog_oceanos> 

 

 

 

Fontes consultadas:  

MATIAS, Átila. Oceanos. Mundo Educação. Disponível em: Acesso em: 15 out. 2020.  

MESQUITA, João Lara. Oceanos e Fatos Interessantes. Mar Sem Fim, 27 out. 2018. Disponível em: Acesso em: 15 out. 2020.  

Origem dos Oceanos. Instituto Oceanográfico. Disponível em:index.php/infraestrutura/museu-oceanografico/45-portugues/publicacoes/series-divulgacao/os-oceanos/808-origem-dos-oceanos.html>. Acesso em:  17 out. 2020.