Post Thumb

Como e por quê os vulcões “explodem” 

 

Os vulcões são estruturas geológicas que estão localizadas tanto nos continentes, quanto no fundo dos oceanos. Visualmente, os vulcões são parecidos com grandes montanhas, podendo até mesmo serem confundidos, especialmente quando apresentam-se inativos, ou seja, sem estar em atividade. Eles são formados a partir do escape do magma, gases e partículas quentes (piroclastos) do interior para o exterior da superfície terrestre, e são condicionados à existência das placas tectônicas: o calor de dentro do planeta desencadeia um movimento circular na vertical (para cima e para baixo) no manto, chamado movimento convectivo, fazendo com que, consequentemente, as placas que estão acima dele eventualmente se desloquem A depender da força desse movimento vertical, pode-se causar a erupção de um vulcão próximo de onde ocorreu o movimento da placa tectônica em questão. Quando ocorrem, as erupções vulcânicas podem causar danos catastróficos, principalmente quando a área é habitada. Mas você já ouviu falar sobre os dois principais tipos de erupção vulcânica? É o que veremos a seguir.  

Em primeiro lugar, a forma como irá se dar a erupção de um vulcão depende da proporção de rocha, gás e lava que o mesmo emitirá. As erupções vulcânicas podem ser divididas em efusiva, explosiva ou mista, quando há uma mistura das características dos outros dois primeiros tipos de erupções citados. Também é preciso ter em mente que o principal ingrediente do magma (massa de rocha em estado de fusão, existente embaixo da superfície terrestre) é a sílica, isto é, dióxido de silício (SiO2), que é o principal composto químico presente na grande maioria dos minerais.  

Se a sílica estiver em baixas concentrações, o magma torna-se quase líquido, fazendo com que, a erupção vulcânica associada a ele seja classificada como efusiva, isto é, uma erupção calma, sem explosões violentas, com gases liberados de maneira fácil e um derramamento de lava abundante.  

Já quando a sílica se apresenta em grandes concentrações, aumenta-se consideravelmente a viscosidade do magma, deixando-o quase sólido, o que causa o tipo de erupção vulcânica denominada de explosiva, em que a lava flui com dificuldade, sendo comum o lançamento violento de matéria piroclástica no ar. Outro fator para esse tipo de erupção, é a quantidade de gases dissolvidos no magma. Quanto mais gases, maior as chances de ocorrer uma erupção violenta, por conta de um aumento da pressão no canal presente nos vulcões (a câmara magmática), por onde o magma escapa para a superfície. Se a cratera estiver coberta de escombros ou até mesmo de magma já solidificado, os gases estouram, como uma garrafa de champanhe de enormes dimensões, quando sacudidos pelo movimento das placas tectônicas.   

 


 

Como referenciar este conteúdo:  

SILVA, Carolina Nunes da. Tipos de Erupção Vulcânica. Jovem Explorador, 11 jan. 2021. Disponível em: blog_Tipos-de-Erupção> 

 

 

 

Fontes consultadas: 

RIBEIRO, Amarolina. Tipos de Erupção Vulcânica. Mundo Educação. Disponível em: . Acesso em 5 jan. 2021. 

SOUSA, Rafaela. Vulcões. Brasil Escola. Disponível em: . Acesso em 29 dez. 2020.  

Vulcões. Portal São Francisco. Disponível em: vulcoes>. Acesso em 3 jan. 2021.