COMO A ELEVAÇÃO DO NÍVEL DO MAR PODE AFETAR CIDADES CONHECIDAS?

Uma das consequências mais discutidas do aquecimento global é o aumento do nível do mar. Graças às tecnologias de imagens de satélites e à observação das marés, é possível estimar uma média de 3,3 milímetros por ano na elevação das águas globais. Contudo, algumas regiões já são conhecidas por sofrerem graves consequências por aumentos mais significativos.

A condição ocorre porque o oceano é um dos principais captores do CO2 que é emitido pelos humanos para a atmosfera. Em resultado, sua temperatura média esquenta assim como ocorre na superfície. Com o aquecimento, a água se expande e o nível médio do mar (NMM) se eleva de forma generalizada. Outro ponto importante é o derretimento de geleiras, que contribui como um fator significativo.

As regiões litorâneas são de longe as mais afetadas. Dados coletados pela NASA demonstram que algumas praias da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, com a costa no Oceano Atlântico, tiveram um aumento do nível do mar maior que 7 centímetros nos últimos cinquenta anos.

Contudo, não é preciso ir para muito longe para notar esses efeitos. No Brasil, em especial na região Nordeste do país, muitas capitais e outros centros populacionais estão em risco com o aumento do nível do mar. As projeções para o final do século XXI são alarmantes para milhões de pessoas que vivem em cidades como Recife, João Pessoa ou Maceió, visto que a água está prevista para subir mais que meio metro de altura nas próximas décadas.

Imagem demonstrando o alagamento da cidade de Recife-PE, do projeto Climate Central

Em tradução livre: “Recife: Se cortarmos a poluição bruscamente versus se continuarmos como estamos. Qual futuro climático iremos escolher?”

Simulações computacionais ajudam a entender a situação, pois permitem consultar regiões famosas das cidades que ficariam submersas em um cenário mais extremo, porém não tão distante. As projeções são realizadas, normalmente, através de dados de relatórios científicos, por exemplo, com o IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas). Cenários como o visto acima podem ser consultados em sites de projetos da Climate Central (https://picturing.climatecentral.org) ou da NASA (https://sealevel.nasa.gov), ambos em inglês.

Além das consequências para a vida humana, como por exemplo nas áreas de habitação, de saúde pública e econômica,  nos piores cenários outros ecossistemas de vida vegetal e animal seriam desolados.

Como referenciar este conteúdo:

BRAZ, Laura H. T. Aumento do nível do mar. Jovem Explorador, 29 out. 2022. Disponível em: .

Fontes consultadas:

PICTURING Our Future. Climate Central. Disponível em: . Acesso em: 11 de out. 2022.

SEA Level Change. NASA. Disponível em: . Acesso em: 11 de out. 2022.

SOUSA NETO, Gabriel M. Impactos do aumento do nível médio do mar em algumas capitais do Nordeste brasileiro, e suas consequências ambientais. 2009. Dissertação (Mestrado em Meteorologia) - Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2009. Acesso em: 23 de out. 2022.